7.8.03

Introducing Mr. Ravenscroft



Esta figura aí mingling with the natives do Morro do Cantagalo é Nick Ravenscroft, que aportou no Brasil para fazer uma série de matérias para o programa World Tonight, da BBC. Fui seu produtor na empreitada. Aqui você ouvir os áudios dos quatro programas. São curtos, por volta de cinco minutos cada. São uma aula de jornalismo conciso e bom, também.

• Em Guns in the slums, Ravenscroft narra nossa ida a um baile funk no Complexo do Alemão. Inicialmente, a idéia era apenas acompanhar o DJ Marlboro em seu dia-a-dia. Mal sabíamos que não estávamos sendo esperados e portanto os donos do morro estavam presentes e armados.
• Em Lifestyles, a comparação de dois cariocas morando a dois quilômetros um do outro fala de forma simples sobre a desigualdade no país. Um personagem mora em Ipanema. Outro, no Morro do Cantagalo.
Punch its weight fala de como o país está se tornando um ator de peso no mundo. Entram desde a nova diplomacia até as empresas brasileiras que conquistam o mercado mundial.
• Finalmente Zero Hunger fala da grande vitrine do governo, o Programa Fome Zero, suas conquistas e seus problemas, direto do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais,
um dos lugares mais pobres do país.