10.6.09

O anjo azul


Taí um filme – de muitos – que tinha vergonha por nunca ter visto. Me pareceu ótimo melodrama. Todas as peças são muito bem encontradas, modernas e sutis até. Que dizer do primeiro palhaço, cujos olhares só se pode entender à medida que a trama se desenrola? Shadowing da melhor qualidade. Emmil Jannings, o Professor Rath, tem uma atuação soberba no final, estupenda, um cocoricó de arruinar o coração, em cima do palco.

Houve também uma defasagem de expectativas minhas. De alguma forma, fiquei positivamente surpreso com Marlene Dietrich. Não me entenda mal: é linda e coisa e tal, mas a imagem que sempre tive dela era de uma mulher dura, de rosto anguloso. Se você quiser, a encarnação do puritanismo. Mas no filme ela é uma atris de vaudeville, putita, manipuladora, que avança se mostrando fácil. Basicamente alguém que zomba do puritanismo.

Me parece melhor.

No comments: