20.11.07

Veja, Anderson e Che

Os três ou quatro (cinco?) que acompanham esse blog devem ter estranhado meu mutismo sobre a já famosa matéria da Veja sobre Che Guevara e o imbroglio que se seguiu entre a revista e o jornalista Jon Lee Anderson, que criticou duramente o trabalho. Afinal, já comentei diversas coisas Cheísticas aqui, várias menos relevantes que essa. Alguns pontos:

• A cobertura do episódio todo está sendo feita com equilíbrio e clareza invejáveis no blog de Pedro Dória (nesse post, nesse, nesse outro e também nesse). Até o momento desse post, concordo com absolutamente tudo que foi dito pelo prezado blogueiro.

• O artigo de Veja – discutam de quem é a culpa – é uma peça de propaganda e não de reportagem. Digo isso como jornalista e depois de ter lido as quatro biografias mais importantes, entrevistado os dois biógrafos mais respeitados e atravessado um sem-número de outras peças de propaganda – contra e a favor. A da Veja sequer descobre lamas novas para jogar.

• Fez isso porque só buscou fontes que diziam a mesma coisa: Che era mau. Ver Personal Che levaria repórteres e editores envolvidos no artigo a admitir que Che tem outras caras além da cara feia que pintaram.

• No curso das filmagens do documentário, eu e Adriana encontramos Anderson diversas vezes. Seria exagero dizer que somos amigos, mas somos próximos. Julgue-se isso como quiser. Se significar mandar o filme para a lista negra onde a revista disse que pôs Anderson, não há problema. A causa é ótima e a companhia também.

Adendo posterior: Dória soltou mais um post, que cita Personal Che. Contra toda minha determinação, acabei entrando no salseiro e discutindo biografias de Che, matérias e também batendo boca, esse exercício por vezes inútil em blogs.

4 comments:

Ricardo Cabral said...

Cheguei aqui pelo blog do Pedro Doria, e agora me vejo obrigado a assistir ao documentário.
De antemão, parabéns!
(E estou certo de ser mais do que o sexto leitor do seu blog...)

Douglas said...

Obrigado, Ricardo. Fique ligado aqui ou no personalche.blogspot para saber quando o filme estréia em circuito comercial!

Abração,
D

ricardo cutz said...

tu tá muito marketeiro.

Douglas said...

É fato, é fato...