24.3.08

Da semana


(foto de discoteca em Lhasa de Kadir van Lohuizen para Time)

É da alma da maioria dos blogs e pouco usual nesse, e por isso mesmo faço sem culpa: boas leituras recolhidas por aí.

• A Atlantic ganha o prêmio "bela matéria feita nas nossas barbas" com sua maravilhosa reportagem sobre os paparazzi que perseguem Britney Spears e a transformaram "no mais viciante produto de entretenimento de Hollywood". O pulo do gato: são em sua maioria brasileiros. Pedro Dória já deu em seu blog, mas merece ser espalhada ainda mais.

• A pauta do Tibet já se desgastou o bastante para gente boa começar a questionar as intenções do santo Dalai Lama. A Time se junta ao coro dos que dizem "que velhote bonitinho", mas New Yorker e Salon aproveitam uma biografia um pouco menos chapa-branca para ruminar o valor do homem para um Tibet-nação. Com tanto falatório urgente, é sempre bom ver como as coisas eram analisadas enquanto a situação estava fria e calma, como nesses posts de 2003 no quase sempre preciso Asia Times.

• A New Yorker sai com uma bela pauta sobre o ocaso do jornalismo em papel nos EUA. O assunto "jornais que morrem" permanecerá vivo nesse blog graças a uma pauta que preparo no momento sobre os jornais que nascem: a nova onda de uma imprensa tabloidizada e popularíssima, brotando em diversos países em desenvolvimento, China, Índia e Brasil entre eles. A NYer, aliás, está batendo um bolão essa semana, boa de cabo a rabo.

• Pra fechar curto, a revista do New York Times solta um bom perfil de Mari Carmen Ramírez, a chicana que está levando a arte latina no Primeiro Mundo para além de seus limites usuais de Rivera e Frida.

• Falo da bronca que o Hitchens deu no Obama essa semana? Bom, agora já falei, não? :-P


No comments: